Sunday

"Alface" - Documentário português sobre os benefícios das hortas

O que gosta mais aqui na sua horta? Esta foi uma pergunta que iniciou várias conversas na Aldeia das Amoreiras, uma pequena aldeia no interior do concelho de Odemira.

P1010040

Enquanto se cavam as batatas ou se colhem alfaces, a aldeia vai se mostrando, quintais adentro, entre a hortaliça, nos frutos das suas árvores, no fluxo das suas águas, nos seus animais. Revelam-se técnicas usadas na horta e o jeito especial de quem as faz, ao ritmo do seu dia-a-dia. "O prazer de cuidar e estar na horta, o conhecimento dos habitantes de uma aldeia.

É comum que entre hortelões surjam conversas entusiasmadas sobre as suas hortas, as técnicas que usam e o que conseguem delas tirar. Foi este entusiasmo que quisemos registar. E foi também o olhar para o vídeo como um processo em que se valorizam conhecimentos, produzindo uma reflexão e gerando empatias a partir do exercício de ver e ser visto. A Aldeia das Amoreiras tem vivido desde 2010 um processo de participação com o objectivo de criar uma Aldeia das Amoreiras de Sonho ou uma Aldeia das Amoreiras Sustentável. Neste contexto, surge o vídeo como uma forma de valorizar os seus habitantes e o seu conhecimento numa época de transição de uma sociedade desintegrada do seu ambiente natural para uma época em que este conhecimento volta a ser importante.

No intuito de aprofundar a relação com os vizinhos da aldeia, fomos perguntar-lhes como eles vêem as suas hortas, entrando nos seus quintais fomos indagando como a aldeia se vê por dentro.

Realizado pelo Centro de Convergência – GAIA Alentejo na Aldeia das Amoreiras.
Mais informações | Ver projecto: http://centrodeconvergencia.wordpress.com

VER DOCUMENTÁRIO:




Fonte: http://centrodeconvergencia.wordpress.com/2013/03/24/o-que-gosta-mais-aqui-na-sua-horta-filme-alface-esta-on-line/

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMMENTS | COMENTÁRIOS