Saturday

Ciência - Planeta terá de ser vegetariano para evitar graves carências alimentares




Ciência e Ambiente - Planeta terá de ser vegetariano se quiser evitar graves carências alimentares:

Escassez de água vai implicar medidas radicais para ser possível alimentar todo o planeta. 

Os especialistas avisam que a população mundial terá de mudar totalmente para uma alimentação vegetariana nos próximos 40 anos se quiser evitar uma catástrofe alimentar planetária.


Cada vez há menos água potável no planeta e a agricultura consome mais recursos hídricos para produzir os alimentos necessários à humanidade. Actualmente, cerca de mil milhões de pessoas ainda sofrem de fome e malnutrição, apesar da produção de alimentos per capita ter aumentado constantemente. Produzir alimentos para satisfazer minimamente as necessidades de todos os seres humanos, incluindo mais 2 mil milhões em meados do século, vai provocar uma enorme pressão sobre os recursos hídricos e o solo arável disponíveis, alerta um relatório elaborado na sequência da Semana Mundial da Água que se realizou em Estocolmo.

Os especialistas avisam que a população mundial terá de mudar totalmente para uma alimentação vegetariana nos próximos 40 anos se quiser evitar uma catástrofe alimentar planetária.

O Dia Mundial da Alimentação, que hoje se celebra, está precisamente centrado no papel da água como garantia da sustentabilidade dos recursos alimentares para uma população mundial em crescimento acelerado.

Um estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) alerta para a necessidade estimada de vir a ser necessário aumentar em 2030 a produção alimentar 80%, o que implicará também um elevado crescimento no consumo de água na irrigação de terras aráveis para se conseguir corresponder às exigências alimentares dos países em desenvolvimento.

“Um crescimento de 80% da produção agrícola nunca poderá ser atingido com mais 80% de consumo de água”, avisa Louise Fresco, a directora-geral-adjunta da FAO.

O futuro da produção agrícola depende da disponibilidade adequada de recursos hídricos e, embora a água cubra três quartos do planeta Terra, apenas uma pequena fracção de água potável está ao alcance da humanidade. Para agravar a situação, a água é um recurso precioso e limitado e a agricultura consome cerca de 70% de toda a água potável extraída.

“Por tal motivo, é de esperar que cada vez mais água seja usada na irrigação com o aumento da necessidade de alimentos”, sublinha a FAO.

Um estudo da FAO em 93 países em desenvolvimento mostra que alguns países com escassez de água já a extraem a um ritmo superior à sua eventual renovação.

A nível global há água suficiente disponível, mas alguns países e regiões vão sofrer sérias carências. Um em cada cinco países vai sofrer graves problemas de escassez.

O relatório da FAO chama a atenção para a cada vez maior competição entre as necessidades da agricultura e as necessidades domésticas nas cidades analisadas nesse estudo.

A organização das Nações Unidas recomenda a melhoria da gestão da água, para se aumentar a produtividade agrícola com melhores sementes e solos menos dependentes de fertilizantes químicos.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado a 16 de Outubro, para comemorar a criação, em 1945, da FAO. O objectivo é promover em todo o mundo a luta contra a fome e os problemas de nutrição.

Fonte:
http://www.ionline.pt/mundo/planeta-tera-ser-vegetariano-se-quiser-evitar-carencia-alimentar

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMMENTS | COMENTÁRIOS